Provas da Uniasselvi - Geografia dos Continentes

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜


Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta

Geografia dos Continentes 

QUESTÃO:
1. O clima que predomina na Antártica é polar, em que as temperaturas são muito baixas, geralmente abaixo de 0 °C, durante todo o ano. Por apresentar essas características climáticas, forma-se na região uma intensa massa de ar frio, chamada de massa polar, que influencia o clima de todo o hemisfério sul. Além disso, o clima modifica a paisagem da própria região. Nesse contexto, escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DO CLIMA NA FORMAÇÃO DA PAISAGEM ANTÁRTICA.

RESPOSTA ESPERADA:
Devido ao clima, 99,7 % da superfície da Antártica é coberta por gelo, com uma espessura média de 2034 m de profundidade. Esse gelo foi acumulado a milhares de anos pela ocorrência de precipitação em forma de neve. As águas próximas ao continente também permanecem congeladas durante o verão e inverno. Além disso, as baixas temperaturas e a neve fazem surgir plataformas de gelo e também icebergs. Em algumas áreas forma-se gelo azul, devido à compactação da neve sob grande pressão no fundo de uma geleira. O clima contribuiu para que um dos maiores lagos do continente se encontre, atualmente, abaixo de milhares de metros de gelo. Devido às condições rigorosas do clima, não há presença de muitas espécies vegetais e animais, mas algumas se adaptam a essas condições e vivem no continente, como os pinguins.

 

QUESTÃO:
2. A Austrália e a Nova Zelândia têm algumas coisas em comum, como: pertencem ao continente da Oceania, destacam-se economicamente, estão entre os maiores IDHs do mundo e foram colonizadas por britânicos. Apesar de a colonização ter a mesma origem, o processo de colonização ocorreu de forma diferenciada. Neste sentido, disserte sobre as principais diferenças entre o processo de colonização da Austrália e da Nova Zelândia.

RESPOSTA ESPERADA:
Primeiramente, a Austrália serviu como receptora de prisioneiros britânicos, ou seja, não havia no começo a intenção de criar uma colônia de povoamento na Austrália. Posteriormente, com a descoberta do ouro na Austrália, houve um maior interesse britânico em povoar este país, fazendo com que houvesse um maior número de migrantes. Já na Nova Zelândia, a colonização foi tardia, e houve conflitos com a população que ali residia, os maoris. Para a colonização britânica se efetuar, foi necessário criar um tratado, garantindo terras à população nativa. No entanto, este tratado gera conflitos até os dias atuais.

QUESTÃO:
3. Os países do continente africano estão entre os piores países com índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo. A miséria e a fome assolam a realidade de muitos africanos, principalmente os que vivem no Sudão, Etiópia, Somália, Moçambique e Libéria. Essa realidade é soma de vários condicionantes, como a colonização, a separação do território africano, as guerras civis, entre outros. Neste contexto, disserte sobre a influência da colonização no desenvolvimento deste quadro econômico na África.

RESPOSTA ESPERADA:
A primeira etapa da colonização da África por europeus intensificou a escravidão dos africanos e o comércio de escravo, trazendo poder econômico para os colonizadores. Posteriormente, a colonização europeia repartiu a África de acordo com seus interesses, sem respeitar a diversidade étnica do continente, o que gerou conflitos armados no continente e, assim, empobrecimento econômico, social e político. Na África do Sul, o apartheid, fruto da colonização e dominação britânica, além de produzir segregação racial, trouxe um cenário de concentração da riqueza e do poder somente para os britânicos.

QUESTÃO:
4. A Europa é o segundo menor continente do planeta e cobre somente 2% da superfície do planeta. Por ser um continente menor, suas características físicas não são tão diversas quanto o continente americano ou africano, por exemplo, sendo que a Europa se encontra totalmente no hemisfério norte e o Círculo Polar Ártico cruza seu território. Diante destas informações, disserte sobre os principais aspectos físicos da Europa.

RESPOSTA ESPERADA:
Na Europa, predominam complexos montanhosos, extensas planícies e planaltos antigos que foram erodidos, dando origem a outras formas de relevo. Predominam no continente duas zonas climáticas: a polar e a temperada. Assim, as latitudes, altitudes e o efeito de continentalidade influenciam no clima europeu. Na área de clima polar, predomina o bioma de tundra, que é mais adaptado ao frio. As florestas coníferas também se encontram em regiões de clima mais frio da Europa. Já nas regiões temperadas predominam florestas mais densas, denominadas de Florestas Temperadas. Algumas espécies dessas florestas são caducifoliar, ou seja, suas folhas caem no inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores