Provas da Uniasselvi - Geografia Regional

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜


Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta  

Geografia Regional 

QUESTÃO:
1. A Amazônia Legal constituiu-se como uma região política, com a Lei 806 em janeiro de 1953, e os limites atuais foram definidos em 1977. O governo federal estabeleceu a Amazônia como uma região de planejamento, com a finalidade de planejar e desenvolver projetos de ocupação e desenvolvimento econômico. Baseando-se nos conteúdos estudados na Unidade 1, você deve desenvolver uma redação com o seguinte tema: O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL.

RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL, espera-se que o(a) acadêmico(a) aborde a questão ambiental da Região Norte e a relevância dos planos de desenvolvimento.


QUESTÃO:
2. De acordo com a repercussão espacial dos planos de desenvolvimento para a Amazônia, indique as principais mudanças ocorridas na região Norte após serem elaborados, pelo Estado Nacional, os planos de desenvolvimento.

RESPOSTA ESPERADA:
Depois de instalado o regime militar, procuraram eliminar os principais obstáculos à exploração dos recursos naturais e facilitar o escoamento das mercadorias e da produção. As primeiras rodovias federais que existem na Região Norte foram traçadas nos planos de desenvolvimento. É o caso da transamazônica. Todas as demais obras de infraestrutura e de energia, portos, aeroportos, favoreceram a circulação e a instalação de empresas e de grandes projetos minerais e agropecuários, como o Polamazônia.

QUESTÃO:
3. A Região Sul apresenta características diferenciadas em relação aos demais climas do Brasil. Com base nos estudos da Unidade 3 sobre as condições climáticas, disserte sobre as particularidades do clima da Região Sul.

RESPOSTA ESPERADA:
É a única região do país onde pode ocorrer a precipitação de neve, o inverno é o mais frio do Brasil e as geadas são frequentes e, diante de tantas mudanças climáticas, é uma região sujeita a desastres climáticos, como a formação de tornados e furacões.
Devido à sua posição geográfica no globo, a Região Sul possui um clima subtropical ou mesotérmico. A característica mais marcante desse tipo climático são as estações bem definidas. O verão é quente e úmido e o inverno é frio e úmido, pois as chuvas estão bem distribuídas durante o ano.

QUESTÃO:
4. O agronegócio é uma atividade predominante no período do meio-técnico-científico-informacional, pois a agricultura se beneficia das técnicas e tecnologias mais modernas para o desenvolvimento da atividade. De acordo com os estudos da Unidade 2, disserte sobre o agronegócio no Nordeste.

RESPOSTA ESPERADA:
No Nordeste o agronegócio é beneficiado pela irrigação que favorece uma prática agrícola moderna, mas que tem contribuído muito pouco para a melhoria das condições sociais. Há uma intensa relação entre a agricultura e as indústrias e cada vez mais a agricultura científica é regulada pelas forças do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores