Provas da Uniasselvi - História do Brasil Imperial


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Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Educação Inclusiva 


QUESTÃO: 1. A instituição do IHGB em 1838, seguida da maioridade de D. Pedro II em 1840, acabou por concentrar uma discussão interessante sobre o passado do país. Neste sentido, discorra sobre as prerrogativas deste instituto e sua participação na construção do passado do Brasil.

RESPOSTA ESPERADA:
Uma das questões que passariam a habitar a agenda desse instituto versava sobre o significado de ser brasileiro, ou se quem nascesse no novo país deveria ser chamado de brasiliano, brasileiro ou brasiliense. É claro que essas prerrogativas de nascimento não incluíam negros e seus descendentes.
O país passava, portanto, pela construção de uma comunidade imaginada, e precisava afirmar a sua unidade como civilização branca e europeia. Nesse sentido é que o IHGB tratou de patrocinar e apoiar sobremaneira pesquisas de caráter arqueológico, com vistas a explicar e fornecer subsídios para a questão da identidade e de um projeto de futuro.

QUESTÃO: 2. Discorra sobre o processo de abolição da escravatura.
RESPOSTA ESPERADA:
A escravidão foi abolida no Brasil através de uma lei de 1888, que ficou conhecida como Lei Áurea. No entanto, este ato não deve ser entendido como o ponto principal da abolição da escravatura. O abolicionismo é uma corrente de opinião importante no Brasil do século XIX, e suas lutas foram fundamentais para acabar com a escravidão, num processo lento, que foi feito de acordo com os interesses dos proprietários, através de uma série de leis anteriores, que paulatinamente puseram fim a um dos principais pilares da economia do país.

QUESTÃO: 3. Assim como ocorreu em Minas Gerais, na Bahia um movimento popular eclodiu em 1798 demonstrando sua insatisfação em relação ao domínio português. Neste sentido, comente sobre os motivos que ocasionaram tal conflito.

RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico discorra sobre pelo menos uma das seguintes referências:

* Dificuldade econômica, inclusive pela transferência da capital para o Rio de Janeiro.
* A Bahia permaneceria com uma população miserável, sobrecarregada de tributos, que contestava com frequência a exploração da metrópole.
* Influência do sucesso da independência dos Estados Unidos da América (1776) e das realizações da Revolução Francesa (1789).
* Reivindicavam a proclamação de um governo republicano, democrático, livre de Portugal, o livre comércio (contra o mercantilismo), o aumento do soldo e a abolição da escravidão.

QUESTÃO: 1. Os eventos característicos que marcaram a resistência ao colonialismo português tiveram inúmeros focos. Alguns eventos, como conjunturas políticas, sociais e econômicas, foram relevantes no cenário antecedente ao que culminou na separação política do Brasil em relação a Portugal. A partir desta afirmativa, escreva uma redação, tendo como tema: MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA AO COLONIALISMO PORTUGUÊS.

RESPOSTA ESPERADA:
A Conjuração Mineira foi motivada pela decadência da produção de minérios na segunda metade do século XVIII e pelas dificuldades de produtores brasileiros em pagar os tributos cobrados à colônia pelo reino. A exacerbação da derrama, como instituição violenta para obrigar a população da capitania das Minas (atual Estado de Minas Gerais) a entregar parte de seus bens para pagar as dívidas, ocasionou o levante de muitas partes contra a metrópole. Na Bahia eclodiu um movimento nitidamente popular, com a participação de artesãos, escravos, ex-escravos, burgueses em geral, soldados e alfaiates, padres, médicos e advogados. Um dos motivos era a dificuldade econômica acarretada a Salvador devido à transferência da capital para o Rio de Janeiro, em 1763. O sucesso da independência dos Estados Unidos da América (1776) e as realizações da Revolução Francesa (1789) acabaram por ser divulgadas na Bahia por meio de intelectuais, burgueses e profissionais liberais, empolgando parcela da população soteropolitana. Os grupos de revoltosos começaram a se encontrar em reuniões secretas, para organizar a conspiração em comum acordo com diversas camadas da população. As propostas eram a proclamação de um governo republicano, democrático, livre de Portugal, o livre comércio (contra o mercantilismo), o aumento do soldo e a abolição da escravidão. Por outro lado, a Revolução Pernambucana, ocorrida mais tarde, em 1817, vinha na esteira de uma série de revoltas daquela capitania contra o regime colonial, desde a Insurreição Pernambucana contra os holandeses até a Guerra dos Mascates entre Olinda e Recife (1710-11). O motivo agora era o tradicional aumento de impostos causado pela transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808. O movimento angariou adeptos em Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

QUESTÃO:
1. A independência dos países americanos representou formas distintas do ponto de vista da organização política dos estados nacionais. Enquanto os países da América Espanhola se desmembraram em diversas nações republicanas, a América Portuguesa se transformou em apenas uma única nação monárquica. Neste sentido, a independência brasileira é um típico exemplo de centralização política. Neste sentido, escreva uma redação com o tema: A CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA OCORRIDA NO PRIMEIRO REINADO DO IMPÉRIO DO BRASIL.

RESPOSTA ESPERADA:
A centralização política vivida no Brasil Imperial está relacionada a um processo diferente de independência se comparado aos demais países da América Latina. O herdeiro do trono português foi o principal articulador da libertação brasileira do domínio lusitano. Além disto, a constituição de 1824, outorgada por D. Pedro II, apontava a possibilidade de o imperador ter poderes exclusivos, ao estar presente na carta magna nacional o dispositivo legal do poder moderador. A centralização política também se relaciona à figura simbólica do imperador.

ENTENDA A ZIKA VÍRUS

O QUE É O ZIKA?
FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE.

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.




QUAIS SÃO OS SINTOMAS?


Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.



COMO É TRANSMITIDA?


O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti. Outras possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliadas com mais profundidade, com base em estudos científicos. Não há evidências de transmissão do vírus Zika por meio do leito materno, assim como por urina, saliva e sêmen. Conforme estudos aplicados na Polinésia Francesa, não foi identificada a replicação do vírus em amostras do leite, assim como a doença não pode ser classificada como sexualmente transmissível. Também não há descrição de transmissão por saliva.



QUAL O TRATAMENTO?


Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona para o controle da febre e manejo da dor. No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados.

Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivírus. Os casos suspeitos devem ser tratados como dengue, devido à sua maior frequência e gravidade conhecida.



CUIDADOS PARA O PÚBLICO EM GERAL


Prevenção/Proteção

› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados
› Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
› Não tome qualquer medicamento por conta própria.
› Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação
› Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde.
› Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
› Se não deseja engravidar: busque métodos contraceptivos em uma Unidade Básica de Saúde.



CUIDADOS PARA A GESTANTE


Prevenção/Proteção
› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados
› Busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente.
› Vá às consultas às consultas uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê.
› Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.
› Em caso de febre ou dor, procure um serviço de saúde. Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Informação
 Se tiver dúvida, fale com o seu médico ou com um profissional de saúde.
› Relate ao seu médico qualquer sintoma ou medicamento usado durante a gestação.
› Leve sempre consigo a Caderneta da Gestante, pois nela consta todo seu histórico de gestação.



CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO


› Proteger o ambiente com telas em janelas e portas, e procurar manter o bebê com uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas.
› Manter o bebê em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
› A amamentação é indicada até o 2º ano de vida ou mais, sendo exclusiva nos primeiros 6 meses de vida.
› Caso se observem manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procurar um serviço de saúde.
› Não dar ao bebê qualquer medicamento por conta própria.

Informação
› Após o nascimento, o bebê será avaliado pelo profissional de saúde na maternidade. A medição da cabeça do bebê (perímetro cefálico) faz parte dessa avaliação.
› Além dos testes de Triagem Neonatal de Rotina (teste de orelhinha, teste do pezinho e teste do olhinho), poderão ser realizados outros exames.
› Leve seu bebê a uma Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento conforme o calendário de consulta de puericultura.
› Mantenha a vacinação em dia, de acordo com o calendário vacinal da Caderneta da Criança.

CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO COM MICROCEFALIA


› Proteger o ambiente com telas em janelas e portas, e procurar manter o bebê com uso contínuo de roupas compridas – calças e blusas.
› Manter o bebê em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
› A amamentação é indicada até o 2º ano de vida ou mais, sendo exclusiva nos primeiros 6 meses de vida.
› Caso se observem manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procurar um serviço de saúde.
› Não dar ao bebê qualquer medicamento por conta própria.
› Leve seu bebê a uma Unidade Básica de Saúde para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento conforme o calendário de consulta de puericultura.
› Mantenha a vacinação em dia, de acordo com o calendário vacinal da Caderneta da Criança.

Informação
› Além do acompanhamento de rotina na Unidade Básica de Saúde, seu bebê precisa ser encaminhado para a estimulação precoce.
› Caso o bebê apresente alterações ou complicações (neurológicas, motoras ou respiratórias, entre outras), o acompanhamento por diferentes especialistas poderá ser necessário, a depender de cada
caso.



QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA UM BEBÊ SE ELE FOR PICADO E TIVER ZIKA?


Entre pessoas infectadas pelo vírus Zika (adultos e crianças), cerca de 80% não desenvolvem sintomas, sejam adultos ou crianças. Dentre essas pessoas, apenas uma pequena parcela pode vir a desenvolver algum tipo de complicação, que deverá ser avaliada pelos médicos, uma vez que o Zika é uma doença nova e suas complicações ainda não foram descritas.



O VÍRUS ZIKA PODE SER TRANSMITIDO POR RELAÇÃO SEXUAL?


Os estudos sobre possíveis formas de transmissão do vírus Zika precisam ser avaliados com mais profundidade. Essas análises devem vir acompanhadas de trabalhos científicos para que o Ministério da Saúde possa passar à população orientações seguras sobre a transmissão do vírus. O Ministério da Saúde vem acompanhando a situação do vírus Zika no mundo, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) e outros organismos internacionais.



QUEM FOI INFECTADO PELO VÍRUS ZIKA UMA VEZ PODE TER A DOENÇA DE NOVO?


Outros vírus parecidos com o Zika geram imunidade para a vida inteira. Quem já teve dengue pelo vírus 1, por exemplo, não voltará a ter pelo mesmo vírus. O mesmo acontece com a febre amarela. Porém, ainda não há estudos suficientes para afirmar isso em relação ao vírus Zika.





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