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Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Educação Inclusiva
QUESTÃO:
1. Segundo a Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p. 15),
crianças e adultos com altas habilidades/superdotação são aqueles que
“demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou
combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.”
Diante desta informação, descreva o tipo de habilidade acadêmica e psicomotora.
RESPOSTA
ESPERADA:
As
pessoas com altas habilidades/superdotação apresentam grande envolvimento na
aprendizagem, na realização de tarefas em áreas de seu interesse e elevada
criatividade. No caso da aptidão acadêmica, o aluno apresenta um desempenho
excepcional na escola, destaca-se nos testes de conhecimento e apresenta alta
habilidade para as tarefas acadêmicas. Já nas habilidades psicomotoras, os
estudantes apresentam proezas atléticas, incluindo o uso superior de
habilidades motoras refinadas, importantes para determinadas tarefas, e
habilidades mecânicas.
QUESTÃO:
2. A deficiência
visual afeta milhões de pessoas, mesmo em países desenvolvidos ou em
desenvolvimento, porém o que diferencia são as suas causas. Diante
destas informações, exemplifique quais as principais causas da deficiência
visual, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, e de que forma
esta deficiência se manifesta.
RESPOSTA
ESPERADA:
A
deficiência visual pode se manifestar por causas congênitas ou adquiridas. A
congênita acontece no nascimento ou nos primeiros anos de vida. E a adquirida
ocorre durante o seu desenvolvimento, por patologias diversas ou por acidentes.
Nos países desenvolvidos as principais causas são genéticas e degenerativas, já
nos países em desenvolvimento as principais causas são infecciosas,
nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como as cataratas.
QUESTÃO:
3. As síndromes
ocorrem por uma alteração cromossômica ou genética e apresentam características
específicas. Dentre as diversas síndromes, você com certeza já ouviu falar na
Síndrome de Down, porém o que muitos não sabem é que esta síndrome está
dividida em três tipos. Sendo assim, apresente cada tipo e descrever suas
principais características.
RESPOSTA
ESPERADA:
A
Síndrome de Down ocorre no momento da concepção do embrião, sendo, desta forma,
uma alteração genética. Ao invés da criança ter uma composição celular de 46
cromossomos, ela passa a ter 47 cromossomos. Sendo assim, existem três tipos de
Síndrome de Down: A Trissomia Livre ou Trissomia 21 Simples, características:
cromossomo a mais no par 21, traços mais evidentes, atinge aproximadamente 92%
dos casos de Síndrome de Down e 1% dos pais tem a chance de ter outro filho com
a mesma síndrome. Translocação Cromossômica, características: traços menos
evidentes, 12% de chance dos pais terem outro filho com esta síndrome e atinge
de 3% a 4% dos casos. Mosaicismo, características: traços amenos, às vezes
inexistentes, apresenta dois tipos de células, atinge de 2% a 4% dos casos, o
risco de ter outro filho com esta síndrome é menor e este tipo de síndrome é
causada pela não disjunção do cromossomo 21.
QUESTÃO:
4. Incluir uma
criança com deficiência intelectual exige algumas adaptações no cotidiano
escolar com relação ao trabalho pedagógico. Para que o processo de aprendizagem
desses alunos seja significativo, adaptações curriculares, chamadas de
adaptações de pequeno porte, fazem a diferença nesse processo. Diante dessas
informações, disserte sobre o uso de objetivos flexíveis, adaptação das atividades
e adaptações múltiplas como estratégias de adaptação curricular, exemplificando
cada uma.
RESPOSTA
ESPERADA:
Dentre as
estratégias de adaptação curricular, podemos destacar três:
Uso de objetivos flexíveis: mesmo que os objetivos gerais de uma disciplina ou determinado conteúdo permaneçam os mesmos, ao falarmos de objetivos específicos, precisamos pensar na individualidade, habilidades e competências, adequando-se às necessidades de cada aluno. Exemplo: prova escrita e prova oral.
Adaptação da atividade: o aluno com deficiência intelectual deve fazer a mesma atividade que o restante da turma. Todavia, para que os objetivos sejam alcançados, as modificações necessárias na estrutura e complexidade da atividade devem ser reorganizadas. Exemplo: uma cruzadinha pode ser substituída por outra atividade, porém o conteúdo estudado permanece o mesmo.
Adaptações múltiplas: são diversas as adaptações, muitas vezes em casos isolados, porém que precisam de adaptações simultâneas. Exemplo: linguagem coloquial e linguagem formal.
Uso de objetivos flexíveis: mesmo que os objetivos gerais de uma disciplina ou determinado conteúdo permaneçam os mesmos, ao falarmos de objetivos específicos, precisamos pensar na individualidade, habilidades e competências, adequando-se às necessidades de cada aluno. Exemplo: prova escrita e prova oral.
Adaptação da atividade: o aluno com deficiência intelectual deve fazer a mesma atividade que o restante da turma. Todavia, para que os objetivos sejam alcançados, as modificações necessárias na estrutura e complexidade da atividade devem ser reorganizadas. Exemplo: uma cruzadinha pode ser substituída por outra atividade, porém o conteúdo estudado permanece o mesmo.
Adaptações múltiplas: são diversas as adaptações, muitas vezes em casos isolados, porém que precisam de adaptações simultâneas. Exemplo: linguagem coloquial e linguagem formal.
QUESTÃO:
5. Dentro da
classificação de condutas Típicas, encontra-se o Transtorno de Déficit de
Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Esse transtorno apresenta-se por
características relacionadas à desatenção, agitação e impulsividade. Diante dessas
informações, descreva seis sugestões de como trabalhar com alunos com TDAH em
sala de aula.
RESPOSTA
ESPERADA:
Em
primeiro lugar, o professor deve estar atento às características de alunos com
Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), pois, muitas
vezes, são confundidos ou rotulados como alunos problemas ou desobedientes.
Sendo assim, é necessário um conhecimento prévio para, então, pensar em
estratégias de incluir e auxiliar nas necessidades educacionais desses alunos.
Diante de diversas possibilidades de se trabalhar, podemos destacar: trabalhe
em pequenos grupos, em certos aspectos valorize a rotina, aproveite suas
habilidades, peça auxílio em alguma função, aproxime esse aluno de você, dê
importância e valorize suas boas atitudes, elogie quando necessário, dê tarefas
curtas, construa regras de convivência e, se possível, aproxime-a de outras
crianças mais calmas.
QUESTÃO: 6. A deficiência
visual, ou seja, a cegueira e a baixa visão, pode ser congênita ou adquirida.
Portanto, o professor deve estar atento aos recursos pedagógicos necessários
para o desempenho escolar do aluno com deficiência visual, cuidados com a
adequação de materiais e com o ambiente no processo de inclusão desses alunos.
Diante dessas informações, cite os recursos pedagógicos e quais as adequações
necessárias para um ensino de qualidade.
RESPOSTA
ESPERADA:
Além da
estimulação visual e da intervenção precoce, as crianças deficientes visuais
necessitam de recursos pedagógicos para auxiliar no processo de aprendizagem.
Podemos destacar alguns exemplos: * para alunos com baixa visão: lupa de apoio,
lupas manuais, óculos bifocais, telelupa, teclado com letras ampliadas, prancha
de leitura. * Para alunos com cegueira: cela braille, reglete, prancheta e
punção, máquina braille e sorobã. Os cuidados com relação à adequação de
materiais e do ambiente escolar facilitam e incluem os alunos com deficiência
visual na sala de aula, possibilitam mais autonomia e independência, tanto nas
atividades pedagógicas como na mobilidade desse aluno. O professor deve estar
atento a detalhes que muitas vezes passam despercebidos, mas que são essenciais
nesse processo. Adequar a iluminação da sala; ao utilizar o quadro-negro,
preferir as cores branca e amarela; os materiais escolares, quando necessários,
devem ter certas adaptações, como: cadernos com pautas preta e verde e linhas
ampliadas; lápis 6B, pois o grafite é mais forte; os textos ou partes de livros
devem ser ampliados; material adaptado em braille; ao modificar o mobiliário da
sala, avisar aos alunos com deficiência visual, para que não aconteça nenhum
acidente.
QUESTÃO:
7. A paralisia cerebral, entre
outras deficiências físicas, além de outros comprometimentos, podemos destacar
a parte motora. Os recursos pedagógicos para alunos com deficiência física
necessitam de adaptações, que na maioria das vezes depende da criatividade do
professor. Neste sentido, exemplifique no mínimo seis sugestões de materiais
adaptados ou recursos pedagógicos necessários no processo de inclusão de alunos
com deficiência física.
RESPOSTA
ESPERADA:
Para que
o aluno com deficiência física tenha condições de manipular os materiais de
sala ou mesmo outros recursos pedagógicos, são necessárias algumas adaptações
e, que por muitas vezes, podem ser realizadas pelo professor. Dentre as
diversas adaptações, podemos citar: copos com base pesada ou com duas alças,
bandejas com recortes para encaixar o copo e o prato fixos sobre a mesa, pratos
com bordas altas e talheres adaptados com engrossador no cabo. Quando
necessário, usar papel sulfite ou mesmo maior, como a cartolina, evitando o
caderno, pois não podem ser fixados a mesa. Comunicação alternativa e prancha
elevatória para melhorar a visualização e aproximar a atividade, usar de
preferência canetas escuras e valorizar muito a comunicação oral e gestual.
QUESTÃO:
8. Dentro da classificação de
condutas Típicas, encontra-se o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou
Hiperatividade (TDAH). Este transtorno apresenta-se por características
relacionadas à desatenção, agitação e impulsividade. Diante destas informações,
descreva seis sugestões de como trabalhar com alunos com TDAH em sala de aula.
RESPOSTA
ESPERADA:
Em
primeiro lugar, o professor deve estar atento às características de alunos com
Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH), pois, por muitas
vezes, são confundidos ou rotulados como alunos problemas ou desobedientes.
Sendo assim, é necessário um conhecimento prévio para, então, pensar em estratégias
de incluir e auxiliar nas necessidades educacionais destes alunos. Diante de
diversas possibilidades de se trabalhar, podemos destacar: trabalhe em pequenos
grupos, em certos aspectos valorize a rotina, aproveite suas habilidades, peça
auxilio em alguma função, aproxime este aluno de você, dê importância e
valorize suas boas atitudes, elogie quando necessário, dê tarefas curtas,
construa regras de convivência e, se possível, aproxime-a de outras crianças
mais calmas.
QUESTÃO:
9. A inclusão escolar permite
um diálogo que envolve uma reflexão acerca das práticas pedagógicas e
terminologias em relação ao processo educacional que as pessoas com
necessidades especiais vêm construindo através da história. Neste sentido,
escreva uma redação com o tema: OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR.
RESPOSTA
ESPERADA:
As
terminologias e expressões utilizadas no decorrer da história com relação às
pessoas com necessidades especiais, ou seja, termos como alejado para pessoa
com deficiência, ceguinho para pessoa cega ou com deficiência visual,
defeituoso físico para pessoa com deficiência física ou também expressões do
tipo, "apesar de deficiente, ele é um ótimo aluno"; "ela é cega,
mas mora sozinha". Estes exemplos demonstram uma trajetória de muita luta
e conquistas das pessoas com necessidades especiais. Através desses olhares e
das mudanças que vêm ocorrendo, permite que façamos uma reflexão sobre os
princípios básicos que norteiam a prática inclusiva, trazendo aspectos
relevantes de como o cidadão pode contribuir para a inclusão escolar dessas
pessoas. Suas principais características, como acessibilidade, novas formas de
avaliação, entre outros aspectos da educação inclusiva e adaptações de pequeno
e grande porte, dentre elas físicas e de materiais pedagógicos, são necessárias
para garantir a efetiva inclusão no processo de aprendizagem.
QUESTÃO:
10. A história da educação inclusiva nos revela que, ao longo dos tempos, as pessoas que apresentavam necessidades especiais eram vistas pela sociedade de várias maneiras e por diferentes enfoques. Sendo assim, foram muitos os registros que comprovam as diferentes fases dessa história. Partindo dessas informações, escreva uma redação com o tema: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
RESPOSTA ESPERADA:
As pessoas com necessidades especiais foram caracterizadas por diferentes concepções de homem e de sociedade e estão à mercê de valores sociais, morais, religiosos e éticos de cada momento histórico. Dados artísticos e históricos comprovam as políticas de extrema exclusão, em que as pessoas com deficiência eram associadas à imagem do diabo e à feitiçaria, sendo consideradas inúteis para a sociedade. Com a medicina, passam a ser filhos de Deus, como também passam por diversos processos: de exclusão, segregação, integração e inclusão. Os registros artísticos contribuem para compreendermos as diferentes civilizações e a visão da sociedade com relação às pessoas com deficiência
10. A história da educação inclusiva nos revela que, ao longo dos tempos, as pessoas que apresentavam necessidades especiais eram vistas pela sociedade de várias maneiras e por diferentes enfoques. Sendo assim, foram muitos os registros que comprovam as diferentes fases dessa história. Partindo dessas informações, escreva uma redação com o tema: HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
RESPOSTA ESPERADA:
As pessoas com necessidades especiais foram caracterizadas por diferentes concepções de homem e de sociedade e estão à mercê de valores sociais, morais, religiosos e éticos de cada momento histórico. Dados artísticos e históricos comprovam as políticas de extrema exclusão, em que as pessoas com deficiência eram associadas à imagem do diabo e à feitiçaria, sendo consideradas inúteis para a sociedade. Com a medicina, passam a ser filhos de Deus, como também passam por diversos processos: de exclusão, segregação, integração e inclusão. Os registros artísticos contribuem para compreendermos as diferentes civilizações e a visão da sociedade com relação às pessoas com deficiência
QUESTÃO:
11. A inteligência
das pessoas, por muito tempo, foi compreendida de forma quantitativa, ou seja,
era medida por meio de números, (escala) que prejudicavam de maneira direta as
pessoas com deficiência. Com relação ao desenvolvimento destas crianças, estudos
vygotskianos enfatizavam as suas potencialidades e não mais suas
impossibilidades. Partindo destas informações, escreva uma redação, de
aproximadamente 30 linhas, com o tema: VYGOTSKY E A CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA.
RESPOSTA
ESPERADA:
O
acadêmico deverá ser capaz de explanar as seguintes informações:
• O estudo sobre a deficiência, chamado de defectologia.
• Relações sociais.
• Deficiência primária e secundária.
• Compensação social.
• O estudo sobre a deficiência, chamado de defectologia.
• Relações sociais.
• Deficiência primária e secundária.
• Compensação social.
✍Curtam Tubarãosuasmemorias
Muito obrigado pela ajuda. Ótimo material para estudar.
ResponderExcluirValéria
Muito bom o conteúdo para estudar. Obrigado. Eciane
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