CAXEMIRA

 GEOPOLÍTICA DA ÁSIA: CAXEMIRA
Por: Fernando José Martins, Elvis Compagnollo , Rodrigo Tomé Gaspar e Andreza Machado.



RESUMO

A Caxemira é uma região montanhosa ao norte da Índia e do Paquistão em 1947 tinha uma posição vantajosa pois ficava bem próxima da região de Tadjiquistão ou seja, União Soviética. Os conflitos da região se iniciaram no fim da colonização britânica logo após a segunda guerra mundial, quando todo o território foi dividido em dois países: a índia e o Paquistão. Ficou então Paquistão constituído por Muçulmanos e a parte da Índia de Hindus. Hindus e Muçulmanos nunca se entenderam muito bem, para seus adeptos não se trata apenas de uma questão de religião, mais segundo eles, possuem diferenças de costumes,visão de um mundo diferente.


Palavra chave: Diferenças. Religião. Conflito.




1. INTRODUÇÃO


O conflito na região da Caxemira, teve inicio na velha ordem mundial e se estende até hoje, na Nova ordem Mundial, sendo que extrema para compreensão da geopolítica mundial do século XXI. A formação dos Estados nacionais, provocou sérios conflitos. A separação dos continentes trouxe problemas na organização social, econômica e política trazendo com isso instabilidades para várias regiões.

Na Ásia existem três grandes civilizações e uma imensa diversidade cultural. Dessas civilizações nasceram dois impérios: o Árabe e o Chinês. E ao norte quem dominou foi o império Russo.

Os conflitos nessa região aconteceram por conta de interesse financeiro sobre a terra, esse interesse se intensificou com a descoberta de petróleo nos Estados Unidos em 1859, quando se verificou que esse componente poderia servir como fonte de energia, novas descobertas desse elemento nos territórios Russos e britânicos no oriente médio. Dando inicio a varias series de conflitos na Região do Oriente, quadro que se estende ate hoje. 


2.  A CAXEMIRA

Região montanhosa localizada ao norte da Índia e do Paquistão, posição estratégica na nova ordem mundial.

A maioria da população é mulçumana ( religião principal do Paquistão), mais a maior parte da região pertence a Índia.

Já existiram três grandes conflitos nessa área que já mataram mais de 200 mil pessoas.

E também levaram 12 milhões de pessoas a migrar de suas terras.

Em 1999 quando os dois países fizeram testes nucleares levando a ONU levando a ONU a condená-los. Junto a ONU, os EUA criaram o Embargo Econômico a esses países. O Embargo feito pelos EUA na ONU não durou muito tempo.  Em 2001 o atentado à NY, levou os EUA a retirar o Embargo à região, pois precisava do espaço geográfico para atacar o Afeganistão, sede do Talibã.

Em 2004, sob pressão internacional, as negociações sobre a região foram reabertas, mas os problemas só têm agravado na região: a área tem a maior parte da população com baixa renda; a região não tem riquezas minerais e nem energéticas; a região sofreu violentos terremotos em 2006/8, o que tem dificultando ainda mais os problemas. A
 pedido da ONU, é um conflito em suspensão. Mas continua sendo um problema político   entre a Índia e o Paquistão.


Os conflitos pela região da Caxemira, ou a questão da Caxemira, se iniciaram no final da colonização britânica, em 1947 logo após a II Guerra, quando todo o subcontinente indiano que até então era dominado pela Inglaterra, foi dividido em dois países, a Índia e o Paquistão. (FARIA,2006).



2.1  HINDUISMO X ISLAMISMO

2.1.1 Hinduísmo:

Nascido na Índia, reverenciava vários deuses diferentes ao contrário da religião islâmica, trazida por conquistadores, que acreditava num deus único e tinha em Maomé sua figura maior. Sem contar que os hindus viviam em uma sociedade de castas, extremamente hierarquizada, onde não havia igualdade entre os indivíduos.


2.1.2 Islamismo:

O Islamismo é uma religião monoteísta, é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.


3        3 O CONFLITO  

Teve início com o final da colonização britânica em 1947, conhecido como Guerra Fria.

Quando da época da independência da Índia, o líder religioso Mahatma Gandhi (hindu) conduziu milhares de pessoas em uma manifestação pacífica contra a dominação britânica pregando seu sonho de constituir um país único e independente onde todas as etnias e religiões pudessem viver igualmente. Mas, o sucesso do partido criado por ele (Congresso Nacional Indiano) despertou nos muçulmanos,q eu não puderam compreendê-lo, o medo de que os hindus, liderados por Gandhi, constituíssem um estado governado pela sua religião onde eles fossem perseguidos. Nesse contexto, surgiu a Liga Muçulmana para lutar pela divisão da região em dois estados, sendo um deles, de muçulmanos.
Inicia-se então, uma guerra não declarada entre os muçulmanos e indianos que começam a atacar-se mutuamente em uma série de atentados culminando com o assassinato de Gandhi e, com a morte de milhares de hindus e islamitas durante o período de independência enquanto tentavam se deslocar cada qual para o respectivo país que se constituía.
            Nesse período o marajá da Caxemira, o hindu Hari Singh, pediu apoio à Índia para se defender da tribo dos Pathans que haviam invadido a região. E, como recompensa, cedeu o território de Jammu e Caxemira à Índia provocando a revolta dos 80% da população da região que eram islamitas. Apoiados pelo Paquistão eles, então, começam a reivindicar sua independência.
            A ONU, tentando resolver o conflito, determinou que a própria população da região decidisse de qual estado faria parte através de um plebiscito. Mas, a Índia nunca permitiu que o plebiscito fosse realizado, fazendo eclodir uma guerrilha que já dura a mais de 50 anos, resultou em duas guerras entre os dois países (1965 e 1971) e serviu de pretexto para uma corrida armamentista nuclear.
            É importante salientar que a guerra de independência se deu durante o período da guerra fria, com o Paquistão recebendo apoio dos EUA e a Índia da URSS e a região da Caxemira possuía uma posição estratégica. Desta forma, o terreno ficou extremamente propício para que os países iniciassem os testes para produção de armas nucleares visto que tanto os EUA quanto a URSS não gostavam nenhum pouco da idéia de a China Popular ser a única potência em tecnologia nuclear na Ásia. Assim, a Índia realizou seu primeiro teste com uma arma nuclear em 1974 e o Paquistão em 1998 pondo à baixo todas as esperanças de um final para este conflito.


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A questão da Caxemira é um conflito principalmente religioso que se iniciou no passado quando a Índia ainda era uma colônia britânica e se estende até o presente, percorrendo os períodos da Velha Ordem Mundial e da Nova Ordem Mundial, sendo essencial para a compreensão do cenário da geopolítica mundial atual.  

























Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...