Provas da Uniasselvi de Estrutura e Funcionamento do Ensino

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Avalia√ß√£o Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Estrutura e Funcionamento do Ensino 


QUESTÃO:
1. O sistema escolar recebe “inputs”, que s√£o as contribui√ß√Ķes da sociedade, e devolve “outputs”, que s√£o as contribui√ß√Ķes da escola para a sociedade. Com base nos estudos realizados na disciplina, cite tr√™s contribui√ß√Ķes do sistema escolar para a sociedade e tr√™s contribui√ß√Ķes da sociedade para o sistema escolar.
RESPOSTA ESPERADA:
No que se refere √†s contribui√ß√Ķes do sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados s√£o: a melhoria do n√≠vel cultural da popula√ß√£o, o aperfei√ßoamento dos indiv√≠duos, a forma√ß√£o de recursos humanos, o desenvolvimento de pesquisas, o desenvolvimento cient√≠fico e tecnol√≥gico. J√° com rela√ß√£o √†s contribui√ß√Ķes da sociedade para com o sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados s√£o a defini√ß√£o dos objetivos a serem alcan√ßados; o conte√ļdo cultural, isto √©, os conhecimentos constru√≠dos historicamente ao longo do tempo; os recursos financeiros necess√°rios √† manuten√ß√£o de qualquer sistema escolar; os recursos materiais necess√°rios para o funcionamento do sistema escolar; os alunos, motivo principal da exist√™ncia das escolas.
QUESTÃO:
2. O Plano Nacional de Educa√ß√£o (PNE) surgiu a partir de delibera√ß√Ķes da Constitui√ß√£o Federal de 1988. De acordo com o PNE s√£o definidas diretrizes e metas para os n√≠veis e modalidades de ensino forma√ß√£o de professores e valoriza√ß√£o do magist√©rio e o financiamento e gest√£o. Nesse contexto, descreva no m√≠nimo quatro caracter√≠sticas do PNE.
RESPOSTA ESPERADA:
- A constituição estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
- No prazo de dez anos pretende conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.
- Apresenta diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino, formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão.
- As metas são: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do país.
- O PNE gera uma reflexão sobre a educação nacional, seus problemas, suas virtudes e seus desafios.
- Pretende alcançar um nível de desenvolvimento educacional compatível às características do início de século XXI, como a globalização.
- √Č institu√≠da a “d√©cada da educa√ß√£o”, conforme o Artigo 87: “√© institu√≠da a D√©cada da Educa√ß√£o, ao se iniciar um ano a partir da publica√ß√£o desta lei” (Lei n¬ļ 9.394/96).
QUESTÃO:
3. As pol√≠ticas de educa√ß√£o indicam as principais diretrizes e programas, objetivando democratizar a educa√ß√£o no Brasil. Uma das pol√≠ticas √© o FUNDEB, o Fundo de Manuten√ß√£o e Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica e de Valoriza√ß√£o dos Profissionais da Educa√ß√£o. Essa pol√≠tica entrou em vigor no ano de 2007. Diante disso, descreva no m√≠nimo tr√™s caracter√≠sticas desse documento.
RESPOSTA ESPERADA:
- FUNDEB veio para beneficiar alunos de creches, das pré-escolas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Ir√° substituir o antigo Fundef, que financiava somente o ensino fundamental.
- Amplia as fontes de financiamento da união no provimento da Educação Básica, em que o previsto é que os Estados e Municípios deverão investir gradualmente 20% dos recursos (impostos, transferências governamentais) já vinculados constitucionalmente à educação para seus 14 anos de vigência.
- Tem como principal mudança a correção de desigualdades regionais na educação, em que os estados mais pobres da federação terão recursos compatíveis com o investimento por aluno, garantindo, assim, o mínimo de qualidade de ensino.
- Serão beneficiadas escolas com matrículas de alunos indígenas, quilombolas e de educação especial.

QUESTÃO:
4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educa√ß√£o Nacional (LDB n¬ļ 9.394/96) afirma que o fortalecimento das rela√ß√Ķes da escola com seu entorno sociofamiliar e comunit√°rio √© obriga√ß√£o legal (artigos 12, 13, 14). Partindo desta constata√ß√£o, escreva uma reda√ß√£o, individualmente, com o tema: A IMPORT√āNCIA DA TR√ćADE ESCOLA, FAM√ćLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: A IMPORT√āNCIA DA TR√ćADE ESCOLA, FAM√ćLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS, espera-se que o acad√™mico apresente algumas vantagens para esse trabalho/parceria entre os tr√™s eixos educativos, pois a escola complementa, em muitos aspectos, a√ß√Ķes da fam√≠lia e da comunidade. O acad√™mico dever√° observar o que diz o Estatuto da Crian√ßa e do Adolescente em rela√ß√£o aos cuidados e obriga√ß√Ķes em rela√ß√£o √† vida de nossos educandos. Neste sentido, ser√° interessante escrever com suas palavras o que diz o referido Estatuto, criado pela Lei n¬ļ 8.069 de 1990:
"√Č dever da fam√≠lia, da sociedade e do Estado assegurar √† crian√ßa e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito √† vida, √† sa√ļde, √† alimenta√ß√£o, √† educa√ß√£o, ao lazer, √† profissionaliza√ß√£o, √† cultura, √† dignidade, ao respeito, √† liberdade e √† conviv√™ncia familiar e comunit√°ria, al√©m de coloc√°-los a salvo de toda forma de neglig√™ncia, discrimina√ß√£o, explora√ß√£o, viol√™ncia, crueldade e opress√£o."
Vale ressaltar que a lei é clara quando afirma o papel complementar da escola em relação à educação familiar, portanto, a instituição de ensino não substitui o papel da família.
A função da escola não é apenas cuidar da criança, mas, sim, cuidar e educar.
A tr√≠ade ESCOLA, FAM√ćLIA E COMUNIDADE precisa caminhar de forma sincronizada e na mesma dire√ß√£o, cada uma desempenhando seu papel, de acordo com suas obriga√ß√Ķes legais, mas em prol de um objetivo comum: a forma√ß√£o integral do educando.

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