Provas da Uniasselvi de Estrutura e Funcionamento do Ensino

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Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Estrutura e Funcionamento do Ensino 


QUESTÃO:
1. O sistema escolar recebe “inputs”, que são as contribuições da sociedade, e devolve “outputs”, que são as contribuições da escola para a sociedade. Com base nos estudos realizados na disciplina, cite três contribuições do sistema escolar para a sociedade e três contribuições da sociedade para o sistema escolar.
RESPOSTA ESPERADA:
No que se refere às contribuições do sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados são: a melhoria do nível cultural da população, o aperfeiçoamento dos indivíduos, a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico. Já com relação às contribuições da sociedade para com o sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados são a definição dos objetivos a serem alcançados; o conteúdo cultural, isto é, os conhecimentos construídos historicamente ao longo do tempo; os recursos financeiros necessários à manutenção de qualquer sistema escolar; os recursos materiais necessários para o funcionamento do sistema escolar; os alunos, motivo principal da existência das escolas.
QUESTÃO:
2. O Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu a partir de deliberações da Constituição Federal de 1988. De acordo com o PNE são definidas diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão. Nesse contexto, descreva no mínimo quatro características do PNE.
RESPOSTA ESPERADA:
- A constituição estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
- No prazo de dez anos pretende conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.
- Apresenta diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino, formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão.
- As metas são: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do país.
- O PNE gera uma reflexão sobre a educação nacional, seus problemas, suas virtudes e seus desafios.
- Pretende alcançar um nível de desenvolvimento educacional compatível às características do início de século XXI, como a globalização.
- É instituída a “década da educação”, conforme o Artigo 87: “é instituída a Década da Educação, ao se iniciar um ano a partir da publicação desta lei” (Lei nº 9.394/96).
QUESTÃO:
3. As políticas de educação indicam as principais diretrizes e programas, objetivando democratizar a educação no Brasil. Uma das políticas é o FUNDEB, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Essa política entrou em vigor no ano de 2007. Diante disso, descreva no mínimo três características desse documento.
RESPOSTA ESPERADA:
- FUNDEB veio para beneficiar alunos de creches, das pré-escolas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Irá substituir o antigo Fundef, que financiava somente o ensino fundamental.
- Amplia as fontes de financiamento da união no provimento da Educação Básica, em que o previsto é que os Estados e Municípios deverão investir gradualmente 20% dos recursos (impostos, transferências governamentais) já vinculados constitucionalmente à educação para seus 14 anos de vigência.
- Tem como principal mudança a correção de desigualdades regionais na educação, em que os estados mais pobres da federação terão recursos compatíveis com o investimento por aluno, garantindo, assim, o mínimo de qualidade de ensino.
- Serão beneficiadas escolas com matrículas de alunos indígenas, quilombolas e de educação especial.

QUESTÃO:
4. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) afirma que o fortalecimento das relações da escola com seu entorno sociofamiliar e comunitário é obrigação legal (artigos 12, 13, 14). Partindo desta constatação, escreva uma redação, individualmente, com o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS, espera-se que o acadêmico apresente algumas vantagens para esse trabalho/parceria entre os três eixos educativos, pois a escola complementa, em muitos aspectos, ações da família e da comunidade. O acadêmico deverá observar o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação aos cuidados e obrigações em relação à vida de nossos educandos. Neste sentido, será interessante escrever com suas palavras o que diz o referido Estatuto, criado pela Lei nº 8.069 de 1990:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Vale ressaltar que a lei é clara quando afirma o papel complementar da escola em relação à educação familiar, portanto, a instituição de ensino não substitui o papel da família.
A função da escola não é apenas cuidar da criança, mas, sim, cuidar e educar.
A tríade ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE precisa caminhar de forma sincronizada e na mesma direção, cada uma desempenhando seu papel, de acordo com suas obrigações legais, mas em prol de um objetivo comum: a formação integral do educando.

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