Estrada de Ferro sobre a Lagoa de Santo Antônio em Laguna SC

Lagoa de Santo Antônio em Laguna SC...


Para quem não conheceu a ponte da estrada de ferro sobre a Lagoa de Santo Antônio em Laguna SC, a passagem das Laranjeiras aí está. Possivelmente década de 20/30.
O construtor da ponte de Cabeçuda foi o engenheiro Ernani Cotrim. Um engenheiro inglês que veio morar no Brasil para a construção dessa ponte, não sei se o nome dele era Ayres Cook ou Arthur Cook, deixou descendentes na cidade de Laguna SC. 
Prof.: Mário Belolli conta mais detalhes: Esta ponte foi inaugurada em 1884. Segundo, o então telegrafista Alexandre Barreto, que esteve na solenidade, foi no dia 4 de setembro, pois havia passado um telegrama, dando essa informação, a pedido do superintendente da Estrada, ao general Beadle, presidente da companhia inglesa "The Donna Thereza Chistina Railwai Company Limited". 
A construção da ferrovia (Imbituba-Lauro Müller) foi autorizada pelo governo imperial através da Lei n. 740, de 20 de maio de 1874. A ponte foi desativada em 1934, tem 1.480 metros de extensão , portanto tem 130 aninhos hoje.Diz o então telegrafista da Tereza Cristina, Alexandrino Barreto: "O trem atravessou a ponte e prosseguiu até a estação local, onde saltamos eu e o meu companheiro, que vimos assistir a inauguração do tráfego da Thereza Christina, marcado para o dia 4 de setembro de 1884. 
Há que diga que essa inauguração teve lugar a 1° de setembro, e o faço de conhecimento próprio, porque assiti o ato, como telegrafista, e passei o telegrama que o superintendente mandou ao general Beadle, presidente da companhia em Londres, comunicando a inauguração do trafego.
Nota publicada por Jairo Viana...Tubarão Suas Memorias

Um comentário:

  1. O nome do engenheiro era Ayres Cook, Arthur Cook era seu filho, que é bisavo do meu filho, Artur Mendes Cook

    ResponderExcluir

Seguidores