Provas da Uniasselvi - Gestão Financeira

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜


Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Gestão Financeira



QUESTÃO:

1. No momento de iniciar um empreendimento temos que ter claro qual será o objetivo da empresa, como ela se portará perante o mercado, e como será formada sua estrutura jurídica. Escreva uma redação com o tema: OS TRÊS TIPOS DE CLASSIFICAÇÃO EMPRESARIAL.

RESPOSTA ESPERADA:

* Firmas individuais: a empresa pertence a um indivíduo só, em que todo o seu patrimônio pode ser utilizado como bem para sanar as dívidas da empresa. Ex.: empresas ilimitadas.
* Sociedades por cota: nesta estrutura se tem dois ou mais sócios, em que cada um tem sua responsabilidade medida pela porcentagem de cota que possui na empresa. Ex.: empresas limitadas.
* Sociedade por ações: nesta modalidade a empresa possui acionistas que compram e detêm quantidades de ações ordinárias ou preferenciais, limitando a sua responsabilidade e possibilitando a compra ou venda de ações para maximizar seus resultados; suas ações são negociadas na Bolsa. Ex.: empresas de Sociedades Anônimas.


QUESTÃO:

2. O Balanço Patrimonial apresenta um resumo da posição financeira da empresa numa determinada data, que logo é dividido em contas do Ativo, Passivo e Patrimônio. Dessa divisão, o Ativo representa os direitos e bens, agrupados em contas do Ativo Circulante e do Ativo Permanente, contas que estão classificadas pela ordem de sua liquidez. Explique por que essas contas são ordenadas pela ordem de sua liquidez.

RESPOSTA ESPERADA:

A empresa, para se manter operativa e para sobreviver, precisa cobrir suas obrigações operativas e financeiras, logo ela tem no seu Ativo dinheiro disponível em caixa e, se não tiver recursos em caixa, ela pode liquidar as suas aplicações financeiras.

Contudo, se, em seguida, precisar de mais recursos, pode liquidar as contas a receber por meio de descontos das duplicatas no banco. Agora, se depois de tudo isso precisar ainda de mais recursos, ela pode liquidar seus estoques, e se ainda assim precisar de mais recursos, a empresa pode liquidar alguns de seus ativos fixos, e assim por diante, até chegar aos ativos menos líquidos.

Por isso, as contas do ativo são classificadas pela ordem de sua liquidez, para enxergar cronologicamente a liquidação de seus bens e direitos.

QUESTÃO:

3. As empresas, em certas situações, precisam se fusionar ou adquirir novas empresas, por uma série de motivos, entre eles: crescimento e diversificação, considerações fiscais, aprimoramento da produção perante um novo mercado, melhorar a liquidez. Logo, as fusões e aquisições podem ser classificadas em quatro tipos. Descreva duas destas classificações e explique o que é uma holding.

RESPOSTA ESPERADA:

• Fusão horizontal: quando duas empresas que produzem os mesmos bens e serviços se unem.
• Fusão vertical: acontece quando uma empresa decide adquirir um ou mais fornecedores ou clientes.
• Fusão congenérica: acontece quando há uma união entre empresas do setor genérico, mas não do mesmo produto específico.
• Formação de conglomerado: acontece quando há união entre empresas de áreas não relacionadas, formando um conglomerado.

Quando há mais de duas empresas, produto de várias aquisições e/ou fusões, logo o grupo destas empresas forma as conhecidas “holding”, que não é nada mais que a empresa que detém em seus ativos as empresas que fazem as atividades produtivas, ou seja, faz a gestão de uma carteira de empresas.

QUESTÃO:

4. O orçamento de capital é desenvolvido nos momentos em que a empresa necessita realizar algum investimento. Nestes casos, podem-se apresentar projetos que sejam mutuamente excludentes ou projetos independentes. Diferencie esses projetos, bem como a decisão de aceitar ou rejeitar.

RESPOSTA ESPERADA:

Projetos mutuamente excludentes representam projetos que se propõem a mesma necessidade. Nestes casos, a partir da aplicação de determinados métodos, opta-se pelo que apresentar o menor tempo de retorno do investimento, maior VPL ou maior TIR.
Quanto aos projetos independentes, o próprio nome já diz que um não depende do outro, ou seja, caso um projeto seja aceito, não significa dizer que os demais serão rejeitados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores