Provas da Uniasselvi História da Educação

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜

Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
História da Educação 



QUESTÃO:
1. Através das obras Ilíada e Odisseia, de Homero, encontramos os primeiros registros sobre a história da educação grega, que por sua vez privilegiava uma formação militar e instigava o desejo pela glória. Partindo desse pressuposto, você deve desenvolver uma redação com o seguinte tema: OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO HOMÉRICA.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO HOMÉRICA, espera-se que o acadêmico aborde sobre as características desse modelo de educação que faz referência ao ideal de homem, baseado na ação e na sabedoria. Descreva os fundamentos da educação homérica, a saber, o técnico, caracterizado pelo manejo de armas, prática de esportes, artes musicais, oratória e a construção de uma ética cavalheiresca, baseada na imagem de um herói que luta por sua honra, além de abordar a importância do treinamento militar para os gregos, em detrimento ao saber.

QUESTÃO:
2. Sabemos que o estudo da história da educação é importante, especialmente para os que se preparam para a profissão de educadores(as). Todavia, muitos autores não concordam com esta afirmação e relativizam essa importância. Pensando na sua atuação como futuro professor, escreva uma redação com o seguinte tema: QUAL A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PARA A DOCÊNCIA?
RESPOSTA ESPERADA:
Esperamos que o acadêmico relacione as seguintes afirmações:
* Para pensar os indivíduos como produtores de história.
* Para explicar que não há mudança sem história.
* A reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve para "descrever o passado", mas, sim, para nos colocar perante um patrimônio de ideias, de projetos e de experiências.
* Para compreender a lógica das identidades múltiplas – Uma das funções principais do historiador da educação é compreender esta lógica de "múltiplas identidades", por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. A história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas (e as comunidades) a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
* Para cultivar um saudável ceticismo – Vivemos um mundo do espetáculo e da moda, particularmente no campo da educação. A "novidade" tende a ser vista como um elemento intrinsecamente positivo. Há uma inflação de métodos, técnicas, reformas, tecnologias. Mais do que nunca é preciso estarmos avisados em relação a esta "novidade", evitando o frenesi da mudança que serve, regra geral, para que tudo continue na mesma. A história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a “agitação” e promove a "consciência crítica".

QUESTÃO:
3. A educação está presente em todos os momentos da história da sociedade, desde as mais primitivas, em que podemos notar um processo educativo através do envolvimento dos indivíduos e da imitação, até os modelos educacionais contemporâneos, organizados e sistematizados. Neste sentido, comente a relevância do estudo da História da Educação para a docência.
RESPOSTA ESPERADA:
* Permite o conhecimento dos modelos educacionais abordados ao longo da história das civilizações e suas consequentes contribuições.
OU
* Proporciona a análise das causas e consequências de determinados modelos educacionais.
OU
* Possibilita o conhecimento do passado educativo da humanidade
.

QUESTÃO:
4. A Educação Patrística definiu o pensamento cristão, assim como consolidou as doutrinas da igreja. Consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos “pagãos” e contra as heresias. De acordo com os seus estudos, escreva sobre a Educação Patrística.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve escrever pelo menos três dos itens a seguir:
- é a filosofia cristã nascida nos primórdios da Igreja;
- deriva de Pater (pai);
- nasceu da necessidade do cristianismo firmar-se como doutrina contra as heresias;
- também deveria firmar-se como filosofia que superasse o paganismo que os cristãos combatiam;
- a educação Patrística é apologética (parte da Teologia destinada a defender a religião contra os ataques dos adversários);
- definiu o pensamento cristão e consolidou a doutrina da Igreja;
- fez amadurecer os conceitos fundamentais de teologia católica.

QUESTÃO:
5. A educação difusa, observada entre as sociedades tribais, é caracterizada pelo aprendizado através da imitação e pela participação de todos no processo educativo. Comente sobre esse modelo educacional em que as crianças aprendem as artes, ofícios e ritos, vinculando-se ao restante do grupo e criando, assim, sua identidade étnica e cultural.
RESPOSTA ESPERADA:
* As crianças aprendem para a vida e por meio da vida observando e imitando as ações dos mais velhos.
OU
* A formação é integral, abrangendo todo o saber da tribo.
OU
* Todos participam desse processo educativo. As crianças adquirem gradativamente os conhecimentos necessários e considerados essenciais para a tribo.
OU
* Os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu ritmo próprio.
OU
* Todos podem ter acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.


QUESTÃO:
6. Ao longo do tempo a escola foi se transformando e adquirindo características modernas de educação. Nesse sentido, cite, no mínimo, três características da ESCOLA BURGUESA.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao responder, espera-se que o acadêmico leve em consideração os seguintes aspectos:
- A educação fica ao encargo do Estado.
- Obrigatoriedade e gratuidade do ensino elementar.
- Nacionalismo, ou seja, a recusa do universalismo jesuítico.
- Ênfase nas línguas vernáculas, em detrimento do latim.
- Orientação prática, voltada para as ciências, técnicas e ofícios, não mais privilegiando o estudo exclusivamente humanístico.


QUESTÃO:
7. Entre os principais fatores da crise do Império Romano do Ocidente estava a grande extensão das suas fronteiras. Mantê-las protegidas das constantes invasões dos bárbaros exigia do Estado muito dinheiro para pagar o exército e os funcionários administrativos. De acordo com seus estudos, escreva quem eram os bárbaros.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve escrever pelo menos três dos itens a seguir:
- a palavra bárbaro é de origem grega e significa estrangeiro ou povo selvagem;
- para os romanos, eram povos que invadiam territórios;
- não falavam o latim e o grego;
- também não seguiam as normas do Império;
- o principal povo bárbaro foram os germânicos, que se subdividiam em: Visigodos, Suevos, Lombardos, Ostrogodos, Anglos e Saxões, Francos, Burgúndios e Vândalos.


QUESTÃO:
8. Com São Tomás de Aquino, a Igreja tem uma Teologia e uma Filosofia que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou também que não pode haver contradição entre fé e razão. De acordo com seus estudos, escreva sobre a importância de São Tomás de Aquino para a Igreja.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deve escrever pelo menos três itens a seguir:
- foi grande a influência de São Tomás de Aquino no pensamento da Igreja Católica;
- o Papa Pio X proclamou o pensamento de São Tomás de Aquino como íntegro, incorruptível e fonte inesgotável para a ciência;
- a sua obra Summa Theologica se constitui numa das bases do catolicismo, uma bíblia incontestável em todas as escolas católicas, exceto a franciscana;
- São Tomás de Aquino é lembrado em todos os documentos oficiais da Igreja;
- a encíclica (um documento em formato de carta), de João Paulo II, dedica um tópico especial ao pensamento de São Tomás de Aquino;
- São Tomás de Aquino escreveu: “Parece que só Deus deve ser chamado Mestre”;
- Ele afirmava que “a educação é uma atividade que torna realidade aquilo que é potencial
".

QUESTÃO:
9. No desenvolvimento dos estudos em história, por motivo de maior compreensão dos conhecimentos sistematizados, convencionou-se a divisão dos estudos em dois períodos distintos, a saber: Pré-história e História. Descreva a diferença entre esses dois períodos.
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico responda:
- Pré-história: é o estudo das origens da humanidade e que vai até o aparecimento da escrita;
- História: compreende o período da invenção da escrita até a atualidade.

QUESTÃO:
10. Durante o período da Ditadura Militar, observou-se uma proposta antidemocrática e ideológica com relação à Educação. Além disso, outras atitudes caracterizaram este período. Quais foram?
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá escrever com suas palavras pelo menos três dos seguintes itens:
- muitos professores foram presos e torturados;
- universidades foram tomadas;
- estudantes foram perseguidos, presos e feridos nos confrontos com a polícia;
- a União Nacional dos Estudantes (UNE) foi proibida de funcionar.


QUESTÃO:
11. A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a Revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, discorra sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá escrever os seguintes itens:
- A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida.
- Muitos dos reformadores educacionais da década anterior (1920) passaram a ocupar cargos importantes na área da educação e cultura do novo governo.
- Esse fator contribuiu de forma decisiva para o implemento das políticas públicas relacionadas à educação no início da década de 1930.

QUESTÃO:
12 . De maneira geral, a sociedade foi influenciada pela civilização grega, mas no campo da filosofia é que a contribuição dessa civilização trouxe maiores contribuições, especialmente a partir dos estudos racionais, que tiveram como principais expoentes três grandes filósofos. Quais são eles e quais suas principais contribuições?
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico escreva o nome e as principais contribuições dos filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles.
- Sócrates: desenvolveu um método prático baseado no diálogo e no questionamento e que tem a razão como seu fundamento principal. Seu método consta de duas fases: a ironia e a maiêutica.
- Platão: suas ideias eram baseadas na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e também as coisas visíveis (seres vivos e a matéria).
- Aristóteles: explicou tão simplesmente quanto possível cada trecho de conhecimento do mundo do seu tempo. Para ele, suas conclusões eram verdadeiras, porque se podia chegar a elas através da sua argumentação lógica. Pode ser considerado o criador do estudo da lógica.

QUESTÃO:
13. Os estabelecimentos educacionais criados pelos jesuítas eram obrigados a seguir normas padronizadas, sistematizadas no Tratado Ratio Studiorum, que continha um currículo único para estudos escolares e que se dividia em dois graus. Partindo desse pressuposto, descreva os dois graus em que estava dividido esse currículo.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico escreve que o currículo estava dividido da seguinte forma:
- Studia Inferiora, desenvolvido em até sete séries anuais;
- Studia Superiora, que compreendia os cursos de Filosofia e Teologia.

QUESTÃO:
14 . A educação difusa, observada entre as sociedades tribais, é caracterizada pelo aprendizado através da imitação e pela participação de todos no processo educativo. Escreva sobre esse modelo educacional em que as crianças aprendem as artes, ofícios e ritos, vinculando-se ao restante do grupo e criando, assim, sua identidade étnica e cultural.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá escrever três dos itens a seguir:
- as crianças aprendem para a vida e por meio da vida, observando e imitando as ações dos mais velhos;
- a formação é integral, abrangendo todo o saber da tribo;
- todos participam desse processo educativo. As crianças adquirem gradativamente os conhecimentos necessários e considerados essenciais para a tribo;
- os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e respeitam o seu ritmo próprio;
- todos têm acesso ao saber e ao fazer apropriados pela comunidade.

QUESTÃO:
15. Atenas foi uma das cidades-estado da Grécia Antiga que mais se destacou no processo de desenvolvimento da educação. De acordo com alguns autores, foi um dos modelos educacionais que mais influenciou para a formação do “homem ocidental”, ou seja, do nosso modelo de educação. Partindo desse pressuposto, escreva uma redação com o seguinte tema: A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO ATENIENSE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA.
RESPOSTA ESPERADA:


Esperamos que o acadêmico relacione as seguintes influências:
* A educação com propósitos sociais: o objetivo da educação ateniense era formar bons cidadãos, para o cumprimento de suas obrigações sociais.
* A educação mediada por um especialista: utilizavam um escravo especial, o pedagogo, que era cuidadosamente escolhido para a educação das crianças.
* A “civilização” da educação: através da educação pelo modo cavalheiresco, que reunia em um só corpo a beleza física e também moral de um indivíduo, os atenienses foram os primeiros gregos que abandonaram seu antigo costume de andarem armados e a adotar um gênero de vida menos rude e mais civilizado.




Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...