Provas da Uniasselvi - Estrutura e Funcionamento do Ensino

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜


Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 

Estrutura e Funcionamento do Ensino


QUESTÃO:
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n.9.394/96) afirma que o fortalecimento das relações da escola com seu entorno sociofamiliar e comunitário é obrigação legal (artigos 12,13,14). Partindo desta constatação, escreva uma redação, individualmente, com o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS, baseando-se nos conteúdos estudados na Unidade 1.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS, espera-se que o acadêmico apresente algumas vantagens para esse trabalho/parceria entre os três eixos educativos, pois a escola complementa, em muitos aspectos, ações da família e da comunidade. O acadêmico deverá observar o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação aos cuidados e obrigações em relação à vida de nossos educandos. Neste sentido, será interessante escrever com suas palavras o que diz o referido Estatuto, criado pela Lei número 8.069 de 1990:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Vale ressaltar que a lei é clara quando afirma o papel complementar da escola em relação à educação familiar, portanto a instituição de ensino não substitui o papel da família.
A função da escola não é apenas cuidar da criança, mas sim, cuidar e educar.
A tríade ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE precisa caminhar de forma sincronizada e na mesma direção, cada uma desempenhando seu papel, de acordo com suas obrigações legais, mas em prol de um objetivo comum: a formação integral do educando.

QUESTÃO:
2. O sistema escolar recebe “inputs”, que são as contribuições da sociedade, e devolve “outputs”, que são as contribuições da escola para a sociedade. Com base nos estudos realizados na disciplina, cite três contribuições do sistema escolar para a sociedade e três contribuições da sociedade para o sistema escolar.
RESPOSTA ESPERADA:
No que se refere às contribuições do sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados são a melhoria do nível cultural da população, o aperfeiçoamento dos indivíduos, a formação de recursos humanos, o desenvolvimento de pesquisas, o desenvolvimento científico e tecnológico. Já em relação às contribuições da sociedade para com o sistema escolar, alguns aspectos que podem ser observados são a definição dos objetivos a serem alcançados; o conteúdo cultural, isto é, os conhecimentos construídos historicamente ao longo do tempo; os recursos financeiros necessários à manutenção de qualquer sistema escolar; os recursos materiais necessários para o funcionamento do sistema escolar; os alunos, motivo principal da existência das escolas.
QUESTÃO:
3. O Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu a partir de deliberações da Constituição Federal de 1988. De acordo com o PNE são definidas diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino, formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão. Nesse contexto, descreva algumas características do PNE e algumas metas.
RESPOSTA ESPERADA:
A partir do Art. 214 da Constituição Federal é estabelecido o Plano Nacional de Educação (PNE). Desse modo, em um prazo de dez anos, confere estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação e apresenta diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino, formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão. As metas compreendem a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a melhoria da qualidade do ensino, a formação para o trabalho e a promoção humanística, científica e tecnológica do país.
A intenção do PNE é gerar uma reflexão sobre a educação nacional, seus problemas, suas virtudes e seus desafios. Com isso, pretende alcançar um nível de desenvolvimento educacional compatível com as características do início de século XXI, como a globalização.
Na Lei nº 9.394/96 é instituída a “Década da Educação”, conforme o Artigo 87: “é instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei”.
QUESTÃO:
4. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) entrou em vigor no ano de 2007. Nesse sentido, pontue quais os níveis beneficiados e descreva suas principais contribuições para a educação.
RESPOSTA ESPERADA:
* FUNDEB veio para beneficiar alunos de creches, das pré-escolas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
* Irá substituir o antigo FUNDEF, que financiava somente o Ensino Fundamental.
* Amplia as fontes de financiamento da União no provimento da Educação Básica, em que o previsto é que os Estados e Municípios deverão investir gradualmente 20% dos recursos (impostos, transferências governamentais) já vinculados constitucionalmente à educação para seus 14 anos de vigência.
* Tem como principal mudança a correção de desigualdades regionais na educação, onde os estados mais pobres da Federação terão recursos compatíveis com o investimento por aluno, garantindo, assim, o mínimo de qualidade de ensino.
* Serão beneficiadas escolas com matrículas de alunos indígenas, quilombolas e de educação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores