Provas da Uniasselvi Informática Básica e Tecnologias na Educação

Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️  👌  😜

 Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta 
Informática Básica e Tecnologias na Educação 

QUESTÃO:
1. A partir do estudo da Unidade 1, de nosso Caderno de Estudos, como avaliação, que deverá ser feita individualmente, faça uma redação tendo como temática: "INTERNET": ORIGEM E CONCEITOS BÁSICOS.
RESPOSTA ESPERADA:
A tecnologia e os conceitos fundamentais utilizados pela Internet surgiram dos projetos conduzidos ao longo dos anos com a ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency), um projeto que interligava pesquisadores com centros de computação remotos. Algumas redes experimentais conectaram-se à ARPAnet utilizando-se de rádios e satélites.
No auge da Guerra Fria, os cientistas queriam uma rede que continuasse funcionando em caso de um bombardeio. Surgiu, então, o conceito central da Internet: é uma rede em que todos os pontos se equivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam se comunicando.
O nome Internet surgiu mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países.
CONCEITOS BÁSICOS:
World Wide Web – WWW: ou teia de alcance mundial, é o termo normalmente empregado pelas pessoas para simbolizar todo o conjunto de páginas neste formato disponíveis na Internet.
Site WWW: Um site da Web é um computador conectado à Internet que está executando um programa chamado servidor Web ou servidor WWW. Um servidor WWW torna os documentos disponíveis para as pessoas.
Página da WWW: Uma página WWW é um documento da WWW ou Web isolado. Em dimensões reais, algumas são menores que uma página comum de papel, enquanto outras são mais longas.
URL - Uniform Resource Locator: refere-se ao endereço exclusivo que toda página
WWW deve ter. Os endereços WWW começam com http://. O restante do endereço informa
a localização exata do documento, incluindo o endereço do computador em que ele está
armazenado.
HTTP - HyperText Transfer Protocol: Protocolo utilizado para transferir documentos pela Internet.
TCP/IP - Transfer Control Protocol/Internet Protocol: utilizado para endereçamento na Internet.

QUESTÃO:
2. Descreva o que é, para que serve e quais as funções básicas mais utilizadas de um Editor de Texto.
RESPOSTA ESPERADA:
O acadêmico deverá apresentar algum dos argumentos a seguir:

- Serve para redigir  textos, cartas, relatórios, entrevistas, trabalhos, projetos e muitos outros documentos.

- É um programa que permite a criação e/ou manipulação de textos com recursos simples ou avançados, no qual o usuário tem acesso a diversos recursos de digitação e formatação.

- (O acadêmico deverá, no mínimo, citar cinco dessas funções). Dentre as funções básicas, podemos citar: criar um novo documento, digitação de um texto, verificação ortográfica, salvar um arquivo, abrir um arquivo, configuração de página, formatação de textos, desfazer e refazer operações, localizar uma palavra no texto, substituir uma palavra no texto, manipular parágrafos, incluir cabeçalhos e rodapés.
QUESTÃO:
3. Os Editores de Apresentação possuem um tipo especial de "slide", chamado "slide" mestre. Descreva para que serve este tipo de "slide".
RESPOSTA ESPERADA:
Os Editores de Apresentação possuem um tipo especial de "slide" chamado "slide" mestre. Esse "slide" controla certas características de texto, como o tipo, o tamanho e a cor da fonte (texto mestre), a cor de plano de fundo e determinados efeitos especiais, como sombreamento e o estilo do marcador.
O "slide" mestre contém espaços reservados de texto e espaços reservados para rodapés, como a data, a hora e o número do "slide". Toda alteração padrão, que você deseja ver em todos os "slides", pode ser feita no "slide" mestre.
QUESTÃO:
4. A tecnologia USB é muito utilizada na atualidade. Sendo assim, comente sobre essa interface, bem como as suas vantagens.
RESPOSTA ESPERADA:
USB é a sigla de Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples e fácil a conexão de diversos tipos de aparelhos ao computador, evitando o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Com todas essas vantagens, a interface USB tornou-se o meio mais fácil de conectar periféricos ao computador. Fabricantes logo viram o quanto é vantajoso usá-la e passaram a adotá-la em seus produtos. Por causa disso, o USB começou a se popularizar. A ideia de poder conectar em um único tipo de entrada diversos tipos de aparelhos também foi um fator que ajudou o USB a conquitar o seu merecido espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores