Pra dar aquela forcinha na hora de estudar 📖 ...uma ajudinha :D ✌️ 👌 😜
Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta
Metodologia do Trabalho Acadêmico
QUESTÃO: 1. Pense no momento de fazer um
trabalho, como o paper. Se ao pesquisar você explorar a evolução no tempo do
que está sendo pesquisado, então o seu método é histórico. Com base no conteúdo
de Método Científico, apresente duas características do Método Histórico.
RESPOSTA ESPERADA:
- Este método leva em conta o passado
e a origem das coisas.
- Resgata as raízes daquilo que se pretende pesquisar, como, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes.
- O método histórico busca esclarecer a influência na realidade dos fatores políticos, econômicos e sociais.
- Resgata as raízes daquilo que se pretende pesquisar, como, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes.
- O método histórico busca esclarecer a influência na realidade dos fatores políticos, econômicos e sociais.
QUESTÃO: 2 As
referências bibliográficas, que devem estar na última parte do seu paper, têm
informações técnicas sobre a obra ou artigo pesquisado e são convencionadas
pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas). Utilizando as
informações a seguir sobre o livro, monte a referência apropriada para esta
obra, seguindo as normas da ABNT:
Nome do livro: As regras do método sociológico.
Autor: Émile Durkheim.
Editora: Nacional.
Local: São Paulo.
Ano: 1985.
Nome do livro: As regras do método sociológico.
Autor: Émile Durkheim.
Editora: Nacional.
Local: São Paulo.
Ano: 1985.
RESPOSTA
ESPERADA:
DURKHEIM, Émile. As regras do
método sociológico [em negrito]. São Paulo: Nacional, 1985.
QUESTÃO: 3. Imagine uma situação quando em seu trabalho ou estudo surge um
problema inédito que precisa ser resolvido. Essa situação exige do indivíduo
habilidades de autonomia de aprendizado em qualquer dimensão da vida. Nesse
contexto, disserte sobre o sentido educacional do termo “aprender a aprender”.
RESPOSTA
ESPERADA:
- É a característica de uma
educação democrática; e de atitude proativa na busca do conhecimento.
- Característica essencial para a modalidade à distância com uso de recursos da informática e autoestudo.
- Processo educacional direcionado ao tipo de inteligência, potencializando competências profissionais e motivação para a vida.
- Aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
- Característica essencial para a modalidade à distância com uso de recursos da informática e autoestudo.
- Processo educacional direcionado ao tipo de inteligência, potencializando competências profissionais e motivação para a vida.
- Aprender a aprender vai além do aprendizado sobre o que nos interessa. Está relacionado ao conhecimento da nossa realidade, do contexto de trabalho e de vida.
QUESTÃO: 4. O Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA) é um importante facilitador do processo de Educação a
Distância. Ele reúne, de maneira lógica e dinâmica, todas as potencialidades e
ferramentas de ensino-aprendizagem. Levando em consideração as características
da importância deste ambiente, escreva uma redação, tendo como tema: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA),
SEUS RECURSOS E SUAS POSSIBILIDADES:
RESPOSTA
ESPERADA:
O acadêmico deverá abordar alguns
dos seguintes itens:
- Recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
- Dinâmica da ferramenta virtual de aprendizagem.
- Partes do AVA e suas características.
- Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo pedagógico do Ensino a Distância.
- Ferramentas de interação com acadêmicos, professores e administração.
- Integração com os conteúdos das disciplinas.
- Recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
- Dinâmica da ferramenta virtual de aprendizagem.
- Partes do AVA e suas características.
- Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo pedagógico do Ensino a Distância.
- Ferramentas de interação com acadêmicos, professores e administração.
- Integração com os conteúdos das disciplinas.
QUESTÃO: 5. De maneira inicial, o conhecimento pode ser
dividido em conhecimento vulgar/popular (senso comum) e conhecimento
científico. A sociedade contemporânea é marcada por ser a “era do conhecimento”.
Assim, o conhecimento como mercadoria se tornou o produto de maior valor na
produção técnica, política, científica e industrial, valorizando o conhecimento
científico em detrimento do conhecimento vulgar/popular. Nesse contexto,
descreva três características do conhecimento popular (senso comum)
apresentadas pelo Caderno de Estudos.
RESPOSTA
ESPERADA:
- Superficial – fica contente com
o que já sabe ou com o que vê, sem grande esforço. Ex.: "Todo mundo está
falando".
- Sensitivo – relaciona-se às vivências e aos acontecimentos da vida diária da pessoa.
- Subjetivo – é a própria pessoa que orienta sua experiência e o seu conhecimento.
- Assistemático – a organização da experiência não tem objetivo de sistematizar ou comprovar alguma coisa.
- Sensitivo – relaciona-se às vivências e aos acontecimentos da vida diária da pessoa.
- Subjetivo – é a própria pessoa que orienta sua experiência e o seu conhecimento.
- Assistemático – a organização da experiência não tem objetivo de sistematizar ou comprovar alguma coisa.
QUESTÃO: 6. As citações, extraídas de fontes
bibliográficas, eletrônicas e documentais, são as ferramentas que possibilitam
a fundamentação teórica de uma pesquisa. Elas constituem a inclusão de ideias e
teorias de autores num texto. Pensando nas citações como a base de seu trabalho
acadêmico, cite três objetivos das citações.
RESPOSTA
ESPERADA:
- Sustentar e reforçar as ideias
do autor do texto ou trabalho.
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e argumentação.
- Construção das ideias ou do tema que o autor quer especificar.
- Demonstrar a origem e de qual autor pertencem as ideias apresentadas.
- Possibilitar o acesso ao texto original daquela ideia pesquisada, evitando plágios.
- Contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e argumentação.
- Construção das ideias ou do tema que o autor quer especificar.
- Demonstrar a origem e de qual autor pertencem as ideias apresentadas.
- Possibilitar o acesso ao texto original daquela ideia pesquisada, evitando plágios.
QUESTÃO: 7. A história da Educação a Distância é
apresentada em três gerações, iniciando com os cursos por correspondência,
seguindo com as novas mídias até a terceira geração, do Ambiente Virtual de
Aprendizagem (AVA). Desse modo, descreva as três fases da história da Educação
a Distância.
RESPOSTA
ESPERADA:
- Primeira geração: cursos por
correspondência, uso de materiais impressos, melhoria dos materiais de
impressão, desenvolvimento dos meios de transporte. Oportuniza para que o
estudante faça a sua própria história e caminhada.
- Segunda geração: desenvolvimento de novas mídias, televisão, rádio e telefone; desenvolvimento do lema: tecnologia a serviço da educação. Tem influência da criação das primerias universidades abertas. Em 1990, Estado e iniciativa privada passaram a se interessar pela EAD.
- Terceira geração: uso do ambiente virtual de aprendizagem, ascensão da informática e da internet; avanço das telecomunicações a partir da década de 90. As geração não excluem as anteiores, e sim se somam no processo educacional.
- Segunda geração: desenvolvimento de novas mídias, televisão, rádio e telefone; desenvolvimento do lema: tecnologia a serviço da educação. Tem influência da criação das primerias universidades abertas. Em 1990, Estado e iniciativa privada passaram a se interessar pela EAD.
- Terceira geração: uso do ambiente virtual de aprendizagem, ascensão da informática e da internet; avanço das telecomunicações a partir da década de 90. As geração não excluem as anteiores, e sim se somam no processo educacional.
QUESTÃO: 8. Para estudar na modalidade de
Ensino a Distância, é necessário ter responsabilidade, perseverança, aproveitar
e planejar bem o tempo individual. Além disso, deve-se estabelecer metas
diárias de estudo, interagindo com o Professor-Tutor Interno e Externo, com
seus colegas e com os materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA). Levando em consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: A IMPORTÂNCIA DE GERENCIAR O TEMPO DE
ESTUDO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
RESPOSTA
ESPERADA: O acadêmico
deve contemplar os aspectos a seguir:
- O estudante deve organizar seu tempo de modo que tenha espaço para os estudos, para a família, assim como para atividades religiosas e profissionais. Desta forma, privilegia a qualidade das informações e não a quantidade.
- É fundamental ao estudar diariamente não confundir longas horas de estudo com produtividade, ou seja, é possível estudar melhor diariamente economizando tempo, se o estudo tiver objetividade, organização e concentração.
- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estudo a distância pode tomar mais tempo do que cursos presenciais, pois, para dar conta dos materiais e conteúdo, é preciso ter um tempo diário de estudo, leituras e exercícios.
- O acadêmico deve criar hábitos de estudos diários e treinar a concentração. Deve interagir com seus colegas e seu Professor-Tutor Interno e Externo.
- O acadêmico deve constantemente interagir com os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Trilha de Aprendizagem: fórum, enquete, fique ligado, material de apoio, objeto de aprendizagem e DVD da disciplina.
- O estudante deve organizar seu tempo de modo que tenha espaço para os estudos, para a família, assim como para atividades religiosas e profissionais. Desta forma, privilegia a qualidade das informações e não a quantidade.
- É fundamental ao estudar diariamente não confundir longas horas de estudo com produtividade, ou seja, é possível estudar melhor diariamente economizando tempo, se o estudo tiver objetividade, organização e concentração.
- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estudo a distância pode tomar mais tempo do que cursos presenciais, pois, para dar conta dos materiais e conteúdo, é preciso ter um tempo diário de estudo, leituras e exercícios.
- O acadêmico deve criar hábitos de estudos diários e treinar a concentração. Deve interagir com seus colegas e seu Professor-Tutor Interno e Externo.
- O acadêmico deve constantemente interagir com os materiais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na Trilha de Aprendizagem: fórum, enquete, fique ligado, material de apoio, objeto de aprendizagem e DVD da disciplina.
QUESTÃO: 9. Todas as leituras que você puder
realizar vão ajudá-lo em seu curso. Em qualquer momento da aprendizagem, a
leitura é o instrumento de maior importância na aquisição de conhecimento. Ela
traz informações novas, instiga a imaginação e potencializa a capacidade de
comunicação, podendo ser aprimorada através do uso de técnicas. Levando em
consideração este assunto, escreva uma redação com o tema: CARACTERÍSTICAS DAS TÉCNICAS
DE LEITURA.
RESPOSTA
ESPERADA:
O acadêmico deve contemplar os
aspectos a seguir:
- A leitura desenvolve a habilidade de resumir e elaborar mapas conceituais.
- É importante fazer inicialmente a leitura de contato, observando a estrutura geral do texto.
- A leitura mais detalhada pode ter o objetivo de aprofundar o conteúdo quando você já tem algum conhecimento a respeito.
- Consultar o dicionário quando encontrar palavras desconhecidas.
- Descobrir as ideias gerais do texto ajudará a compreender o conteúdo com mais segurança.
- Esquemas e resumos podem ajudar na estratégia de estudo e compreensão dos temas.
- A leitura desenvolve a habilidade de resumir e elaborar mapas conceituais.
- É importante fazer inicialmente a leitura de contato, observando a estrutura geral do texto.
- A leitura mais detalhada pode ter o objetivo de aprofundar o conteúdo quando você já tem algum conhecimento a respeito.
- Consultar o dicionário quando encontrar palavras desconhecidas.
- Descobrir as ideias gerais do texto ajudará a compreender o conteúdo com mais segurança.
- Esquemas e resumos podem ajudar na estratégia de estudo e compreensão dos temas.
QUESTÃO: 10. Na hora de fazer o seu paper, é de suma
importância uma pesquisa bibliográfica para obter informações sobre o tema de
interesse e assim fundamentar o texto escrito. Sem essas fontes diversas não é
possível tornar científico o seu trabalho, nem mesmo construir conhecimento e
reflexão. Assim, descreva duas características de uma pesquisa bibliográfica e
suas fontes diversificadas.
RESPOSTA
ESPERADA:
- A consulta bibliográfica é a
busca de livros e artigos científicos para a sustentação das ideias do
trabalho.
- A consulta bibliográfica pode ser originada de artigos, livros, mídias eletrônicas e sites.
- Serve para aprofundar a leitura, melhorar a argumentação e reflexão sobre o tema pesquisado.
- A biblioteca e a internet são os locais que concentram as fontes de informação, onde o acadêmico pode pesquisar, selecionar e classificar os autores e conteúdos da pesquisa.
- Tanto para a biblioteca quanto para as fontes virtuais, é necessária dedicação e orientação para o melhor aproveitamento da pesquisa do acadêmico.
- A consulta bibliográfica pode ser originada de artigos, livros, mídias eletrônicas e sites.
- Serve para aprofundar a leitura, melhorar a argumentação e reflexão sobre o tema pesquisado.
- A biblioteca e a internet são os locais que concentram as fontes de informação, onde o acadêmico pode pesquisar, selecionar e classificar os autores e conteúdos da pesquisa.
- Tanto para a biblioteca quanto para as fontes virtuais, é necessária dedicação e orientação para o melhor aproveitamento da pesquisa do acadêmico.
QUESTÃO: 11. Ao realizar o seu paper, você pode explorar
ao máximo detalhes de algum acontecimento específico. Este é um método
científico conhecido por estudo de caso, responsável por aprofundar e pesquisar
um evento. Nesse contexto, descreva duas características do Método do Estudo de
Caso.
RESPOSTA
ESPERADA:
- Estudo intensivo de um objeto
ou evento para detalhar e ampliar o conhecimento.
- Tem a qualidade de trabalhar com muitas evidências, documentos e entrevistas, de maneira a contribuir para uma boa conclusão.
- Exige do pesquisador a capacidade de observação e cuidado com a generalização dos resultados obtidos.
- Pode-se questionar este conhecimento no sentido de que o pesquisador não é livre de influências, como valores, crenças, preconceitos, distanciando-se da objetividade.
- Tem a qualidade de trabalhar com muitas evidências, documentos e entrevistas, de maneira a contribuir para uma boa conclusão.
- Exige do pesquisador a capacidade de observação e cuidado com a generalização dos resultados obtidos.
- Pode-se questionar este conhecimento no sentido de que o pesquisador não é livre de influências, como valores, crenças, preconceitos, distanciando-se da objetividade.
QUESTÃO: 12. Em nosso cotidiano, estamos sempre presos ao
tempo. Existe o horário da consulta, do ônibus, da aula e do trabalho. Em tudo
existe a organização do tempo. Por isso, para obtermos qualidade no estudo,
também é necessário o controle e gestão adequada do tempo disponível.
Refletindo sobre este conteúdo, descreva duas estratégias importantes de
gerenciamento de tempo de estudo na Educação a Distância.
RESPOSTA
ESPERADA:
- Estabelecer metas claras de
estudo, avaliando o tempo disponível que temos.
- O tempo deve ser aproveitado com qualidade de estudo e não quantidade. Aprender a gerenciar prioridades.
- É necessário planejar o tempo de estudo, escolhendo qual tempo diário ou semanal irá estudar, criando rotinas diárias.
- Planejar sua semana de estudos, priorizando os temas e atividades a serem realizados.
- Orientar-se para alcançar objetivos claros e bem definidos na vida e no estudo.
- O tempo deve ser aproveitado com qualidade de estudo e não quantidade. Aprender a gerenciar prioridades.
- É necessário planejar o tempo de estudo, escolhendo qual tempo diário ou semanal irá estudar, criando rotinas diárias.
- Planejar sua semana de estudos, priorizando os temas e atividades a serem realizados.
- Orientar-se para alcançar objetivos claros e bem definidos na vida e no estudo.
✍Curtam Tubarãosuasmemorias
Nenhum comentário:
Postar um comentário