Plano
de aula: A escravidão no Brasil
Objetivos
-Fazer a leitura dos textos, na íntegra, com os alunos;
-Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial.
-Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil.
-Refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil.
Conteúdos
- Brasil Colonial
- Brasil Império
-Abolição da escravatura
Anos
7º
Tempo estimado
Cinco aulas
Anos
7º
Tempo estimado
Cinco aulas
Recursos utilizados
1. Vídeos, jornais e revistas.
2. Sites na Internet
3. Livro didático
Avaliação
Serão
avaliados durante todas as etapas da aula, de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos em
sala de aula.
A escravidão no Brasil
Na
época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia
mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles
procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão
não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos
índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o
mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na
África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a
entrada dos escravos no Brasil.
Processo de abolição da escravatura no Brasil
Os
negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões
dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte,
muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados
por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e
desumana.
Apesar
de esta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia
aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo
formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta
prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a
escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava
somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outros tão
pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam
ser tomadas lentamente.
A
partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados
brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os
primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de
escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.
Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela
Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos.
O
primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos
mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871).
Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir de sua
promulgação.
Em
1885, foi aprovada a lei dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de
65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total
finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela
Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
A
Lei Áurea determinou o fim da escravidão do Brasil em 13 de maio de 1888. Foi a culminação de um
lento processo de abolição que se iniciou no Brasil ainda em 1850.
O
trabalho escravo no Brasil durou muito tempo, tanto que foi o último país do
continente americano a abolir o trabalho compulsório. Em razão disso, a pressão
interna e externa era enorme para que o fim do regime escravista ocorresse.
Durante praticamente todo o século XIX, intelectuais e políticos defendiam a
liberdade para os negros.
Quilombo
Em seu significado
original, “quilombo” se referia a um lugar de repouso utilizado por populações
nômades. No Brasil, a palavra tomou uma nova dimensão: chamava-se quilombo uma comunidade
de escravos fugitivos. Nessas comunidades vivia-se de acordo com a cultura originalmente
africana – seja em âmbito cultural, religioso ou social. Em alguns quilombos,
inclusive, tentou-se até mesmo a nominação de reis tribais.
Dedicados à economia
de subsistência e raramente ao comércio, alguns quilombos tiveram sucesso.
Escondidos no meio das matas, aqueles que prosperaram se transformaram em
aldeias. Há muitos registros de quilombos por todo o país, principalmente nos
seguintes estados: Alagoas, Bahia, Pernambuco, Goiás,
Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
A
principal razão pela qual os quilombos se situavam nas matas era estratégica. O
local de difícil acesso era propositalmente escolhido para evitar uma recaptura
e aqueles que se situavam próximos a estradas garantiam pequenos saques e, por
conseqüência, a sobrevivência dos quilombolas. É importante lembrar que por
diversas vezes os quilombos não abrigavam só escravos, mas também índios e
pessoas procuradas pela justiça.
Os
habitantes dos quilombos, chamados “quilombolas”, eram escravos fugidos de seus
senhores desde as primeiras fases do período colonial. A maioria dos
quilombolas sofria com a perseguição dos donos de terras, pois havia interesse
em retomar um escravo fugitivo e puni-lo como exemplo para os demais.
A vida dos negros brasileiros após a abolição
Após
a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado
brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos
pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariados. Muitos
setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a
preferência pela mão-de-obra européia, que aumentou muito no Brasil após a
abolição. Portanto, a maioria dos negros
encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o
mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).
Curiosidade...
Exercícios
- Por que aconteceu a escravidão?
- Como eram tratados os escravos?
- De que maneira os escravos tentavam se
"defender"?
- Qual era o posicionamento da igreja a respeito
da escravidão?
- Quantos escravos foram trazidos para o Brasil?
- Que motivos alegavam os abolicionistas para
defender a permanência da escravidão, e que motivos alegavam os
abolicionistas em favor de suas posições?
- Por que os ingleses estavam interessados em
acabar com o tráfico e a escravidão no Brasil?
- O que aconteceu com os escravos que foram
libertados?
- Quais foram os passos (degraus) do processo
até chegar à abolição?
- O que eram os quilombos e como funcionam?
Quais foram os principais e o que aconteceu com eles?
Racismo É Burrice
Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro
lado do oceano
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite" que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
"O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue é mais forte que a água do mar"
Racismo, preconceito e discriminação em geral;
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite" que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Racismo é burrice
Não seja um imbecil
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral
Não seja um ignorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral
Racismo é burrice
Negro e nordestino constroem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro, ao nordestino e a todos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
O Juiz Lalau ou o PC Farias
Não, você não faria isso não
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil, o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou o que lava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento
Que ainda recebe o salário e o pão de cada dia graças ao negro, ao nordestino e a todos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
O Juiz Lalau ou o PC Farias
Não, você não faria isso não
Você aprendeu que preto é ladrão
Muitos negros roubam, mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa música você aprender e fazer
A lavagem cerebral
Racismo é burrice
O racismo é burrice mas o mais burro não é o
racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não pára pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo que é racista não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da "elite"
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não pára pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Nenhum tipo de racismo - eu digo nenhum tipo de racismo - se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo que é racista não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da "elite"
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
Racismo é burrice
E se você é mais um burro, não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu
É você.
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu
É você.
✍Curtam Tubarãosuasmemorias
muito bom
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